terça-feira, 3 de maio de 2011

Readaptação tecnológica


Uma das primeiras críticas ao mundo moderno foram encenadas por Charles Chaplin , foi uma alusão sobre a mudança que a modernidade e a tecnologia causaram no nosso modo de vida. Desde a revolução industrial que o mundo não para de criar, a cada dia, a cada segundo, surgem novas máquinas, novos sistemas.
Após a revolução industrial surge a revolução técnico-científica, essa nos afeta e nos preocupa hoje. Nessa semana com a morte de Bin Laden, quatro mil "twetts" foram produzidos por segundo, o que nos demonstra o quanto nós vivemos pela internet, que ela não se transformou apenas num meio de acesso a informação, num meio de comunicação se "transformou em nossas vidas.
Muitos são os viciados em internet, não importando qual o motivo ou qual sua utilidade, a maioria de nós não sabe como viver sem ela, é nela que registramos cada momento importante, cada novo passo, é lá que nos expressamos, que transmitimos nossa opinião.
Entretanto quando é perceptível que nosso acesso à ela já ultrapassou a normalidade? Como qualquer outro vício a internet não foi controlada desde o início, não foi investigada, apenas após várias ocorrências é que começamos a proporcionar a atenção necessária, passamos a observar o comportamento.
Prova disso são as áreas de hospitais que hoje são especializadas em viciados em internet, não devemos proibi-la como já ocorreu em alguns países com ideologias comunistas, mas devemos sim, ensinar a população como utilizar internet de modo saudável e produtivo. Pois com a televisão já não ocorreu o mesmo?
A televisão já viciou muitos, alguns ainda hoje a utilizam apenas para o lazer e outros apenas para diversão, entretanto a quantidade de canais educativos que sobrevivem comprovam que a televisão é muito usada para a transmissão de educação e conhecimento. As novas gerações aprenderam a distinguir um bom canal de um ruim, um programa educativo de um que não o é, aprenderam a dividir seu tempo entre lazer e educação. Isso deve ser também aplicado à internet, através do treinamento, do ensinamento de pais e educadores para que eles transmitam aos filhos como administrar o uso da internet.
Como qualquer outra inovação, a internet, deve ser estudada, analisada e consequentemente devemos educar e reeducar a sociedade para que esta deixe de ser apenas um meio de inutilidades e se transforme num meio de geração de cérebros críticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário